Notícias
Ministro interino defende uso de trens para melhoria do transporte de passageiros no V Brasil nos Trilhos
Nesta terça-feira (04/09), o ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro, defendeu o uso de trens para melhoria da qualidade do transporte de passageiros no evento "V Brasil nos Trilhos", em Brasília (DF). Ele representou o ministro Aguinaldo Ribeiro no evento, onde apresentou a palestra "A Relevância do Transporte Ferroviário de Passageiros para Dirimir os Desafios de Mobilidade Urbana nos Grandes Centros Urbanos: O Papel Estratégico do Ministério das Cidades".
"A ideia de substituição do transporte automotor individual pelo transporte de massa sobre trilhos é a forma ideal de levar um número maior de passageiros em menos tempo, ocupando menos espaço físico, a um menor custo, e com menos emissão de carbono, mitigando, assim, os riscos de acidentes e, principalmente, gerando uma melhor qualidade de vida às pessoas", afirmou.
Alexandre Cordeiro apresentou dados que apontam as diferenças entre os vários tipos de transportes. "A cada hora, em um espaço de três a quatro metros de largura, são transportados de carro, aproximadamente, 1.800 pessoas, de ônibus 10.000 pessoas e de trem 60.000 pessoas", informou. Para ele, um transporte eficiente e sustentável seria a conjunção de dois meios de transportes - bicicleta e trem. O primeiro para interligar as estações com o destino final dos passageiros e o segundo para grandes distâncias.
"Precisamos reinventar os trilhos. A ordem agora é sustentabilidade. Os impactos ambientais gerados pelo sistema de transporte individual são graves, pois 10% de toda quantidade de carbono emitido é de responsabilidade do sistema de transporte, sendo que 6,65% ficam a cargo dos veículos individuais e apenas 0,2% para modais sobre trilho," apontou Alexandre.
Investimentos
Alexandre Cordeiro destacou, ainda, investimentos do MCidades em transportes ferroviários, para superar os desafios de mobilidade urbana nas grandes cidades. No PAC Mobilidade Grandes Cidades foram aplicados mais de R$ 22 bilhões na economia, sendo 64% desse valor no modal sobre trilhos, em
Paulo Passos, ministro dos Transportes, elogiou os reflexos positivos nas indústrias ferroviárias e a geração de emprego nessa área. "Temos todas as razões para acreditar no crescimento do nosso país, desde razões ambientais até a ajuda do governo e da iniciativa privada para melhoria de infraestrutura em termos de logística na área de transporte sob trilhos", afirmou.
O evento, que teve como tema central "As ferrovias transportam o Brasil para o futuro com integração e desenvolvimento", foi promovido pela Associação Nacional de Transportes Ferroviários (ANTF). Também participaram do evento o secretário de transporte do Rio de Janeiro, Júlio Lopes; o diretor geral da ANTT, Ivo Borges; o presidente da ANTFT, Eduardo Parente, e a diretora de licenciamento do Ibama, Gisella Foratinni.
O evento termina nesta quarta-feira e acontece no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Camila Marques/Patrícia Gripp