Notícias
Ministro inspeciona municípios atingidos por cheia do Rio Acre
Publicado em
27/02/2015 16h00
Atualizado em
03/11/2022 09h33
Integração Nacional enviará 17 mil kits para atendimento emergencial, barracas e água mineral, além de equipe técnica para ajudar na recuperação das cidades
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, verificou nesta sexta-feira (27/2) a situação de municípios atingidos pela inundação do Rio Acre. Acompanhado do governador do estado, Tião Viana, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, o titular da pasta desembarcou em Rio Branco, voou até Xapuri e seguiu pela BR-317 até Epitaciolândia e Brasileia para conferir de perto os estragos deixados pela cheia - as ruas de Brasileia foram percorridas em barcos do Corpo de Bombeiros.
Para ajudar o estado, o Ministério da Integração Nacional (MI) enviará na próxima segunda-feira (2/3) 17 mil kits para atendimento emergencial - são kits de limpeza e de higiene pessoal, kits infantis, cestas de alimentos, colchões e fraldas geriátricas -, barracas e água mineral.
A pasta mandou ainda uma equipe técnica para ajudar na reposta (socorro, assistência e restabelecimento) e na recuperação dos locais atingidos com o objetivo de minimizar os danos causados por desastres naturais. Além disso, liberou o desbloqueio de recursos e autorizou o pagamento de aluguel social dos meses de janeiro e fevereiro de 2015.
Também integraram a comitiva representantes dos ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Saúde.
Reconhecimento federal
Na quinta-feira (26/2), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu situação de emergência em cinco municípios acreanos (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Rio Branco e Xapuri). Em 4 de dezembro de 2014, reconheceu estado de calamidade pública no município de Tarauacá.