Notícias
Ministro Helder Barbalho vistoria obras de contenção de encostas em Novo Gama (GO)
Governo Federal destinou R$ 5,5 milhões para recuperação de danos causados por erosões
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou na manhã desta terça-feira (25) obras de contenção de encostas no município Novo Gama (GO). Em fevereiro deste ano, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) destinou R$ 5,5 milhões à prefeitura. O aporte de recursos está possibilitando a recuperação de danos causados por erosões e a realização de obras de contenção para reduzir os riscos à população.
"Estamos aqui assegurando para a população a liberação dos recursos federais, a garantia de que a obra será concluída o mais rápido possível e com isso o bem-estar, qualidade para o bairro, e claro, tranquilidade para os moradores vizinhos a esta erosão", afirmou o ministro Helder Barbalho. Na visita, ele esteve acompanhado do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e da prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves.
As obras concentram-se no bairro Lago Azul, onde casas e vias urbanas foram atingidas por Erosão Continental - boçorocas - formação de grandes erosões causadas por chuvas intensas em áreas onde a vegetação é escassa e já não protege o solo. O ministro Helder Barbalho explicou que com os recursos federais a erosão será contida para que o bairro ganhe uma nova via de acesso para o Novo Gama.
Obra aguardada
Na ocasião, o ministro Helder Barbalho falou sobre a importância da parceria entre o Governo Federal, o estado e a prefeitura para benefício da população. "Juntos para encontrar soluções para o Brasil com ações que cheguem aos municípios e às pessoas. Fico profundamente feliz de estar representando o Governo Federal nessa importante iniciativa há muito aguardada pela população do Novo Gama. Estamos aqui assistindo efetivamente as coisas acontecerem", finalizou o ministro.
Para o governador Marconi Perillo, esta é uma obra muito esperada. "Felizmente usamos as nossas forças. A obra está bem adiantada e o buraco do Novo Gama chegando ao fim".
A comerciante e moradora do Lago Azul desde 1989, Maria Lúcia Gomes, atualmente paga aluguel após perder três casas e os móveis. "Perdi tudo de dentro de casa. Quando acordei estava caindo tudo e só saí correndo¿, conta. Ela está confiante com a obra após ajuda do Governo Federal. "Eu espero que agora dê certo. Estou muito feliz".
Moradora há 21 anos do bairro, Maria Anatália de Sousa Pereira, acompanhou a evolução da erosão após chuvas intensas no local. De acordo com ela, a maior preocupação era com o risco das crianças que estudam nas proximidades e agora está mais tranquila. "Essa obra trará muitas coisas boas para nós. Vai melhorar muito e ficar um lugar bacana e bonito. E não mais trazer problemas para o pessoal que mora aqui perto", disse Maria Anatália.
Auxílio federal
A transferência de recursos à Prefeitura de Novo Gama foi autorizada em fevereiro deste ano, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. Para obter apoio financeiro e material do Ministério da Integração, os municípios devem solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência. Além disso, precisam apresentar à Sedec um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano de Trabalho, no prazo de até 90 dias após a ocorrência do desastre natural.
Os pedidos são feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço: www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Equipes técnicas da Sedec analisam os processos e, assim, o Ministério define o valor a ser disponibilizado.