Notícias
Ministro Gilberto Occhi participa de visita e inauguração de estações da Transcarioca
Ao todo, a obra possui 39 quilômetros de extensão com 45 estações e cinco terminais. Após a inauguração, o sistema BRT estará operando em 22 estações, as demais entrarão em execução à medida que forem concluídos os testes. Em sua plena funcionalidade, a previsão é de que 320 mil passageiros sejam beneficiados.
O BRT Transcarioca é o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade do Rio de Janeiro ao ligar o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) ao Terminal Alvorada na Barra da Tijuca. O corredor foi divido em dois trechos: o lote 1 (28 quilômetros) e lote 2 (11 quilômetros). O corredor interligará Barra da Tijuca à Ilha do Governador, ao passar pelos bairros de Jacarepaguá, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Cascadura, Engenheiro Leal, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Irajá, Vila da Penha, Vila Kosmos, Bras de Pina, Penha Circular, Penha, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Complexo do Alemão, Maré, Fundão e Galeão.
No estado do Rio de Janeiro, os investimentos do Governo Federal para obras de mobilidade urbana totalizam R$ 20,09 bilhões, distribuídos em recursos do Orçamento Geral da União (OGU), financiamento com juros subsidiados, contrapartida de estados, municípios e iniciativa privada. Esses recursos estão divididos em 24 empreendimentos em oito municípios para implantação de 359,24 quilômetros de vias de transporte coletivo nos diversos modais.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades