Notícias
Ministro das Cidades conscientiza servidores para a importância do combate ao Aedes aegypti
Nesta sexta-feira (11), o Governo Federal irá promover nova ação nacional de combate ao Aedes aegypti nos prédios públicos federais em todo o país. O Ministério das Cidades programou palestra com especialista da Vigilância Sanitária do Distrito Federal e ação de esclarecimento do ministro Gilberto Kassab junto aos servidores do órgão. Está programada também vistoria no prédio do Ministério em busca de locais que podem se tornar foco de larva e do mosquito. “O melhor remédio contra as doenças transmitidas pelo mosquito da dengue é a prevenção”, afirma Kassab.
A ação nesta sexta-feira no pretende reforçar a atenção da sociedade, em especial do funcionalismo público federal, no enfrentamento ao mosquito e assegurar que todos estejam informados e engajados na eliminação permanente dos criadouros do mosquito.
A programação no Ministério das Cidades começa às 10h com a palestra da chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental Norte da Vigilância Sanitária do GDF, Hérica Cristina Bassani. A tarde, o ministro Kassab fará uma vistoria no prédio e aproveitará para esclarecer aos servidores a importância de se combater a proliferação do mosquito.
Intensificação - A mobilização será nacional, mas as ações terão foco mais concentrado em 223 municípios, selecionados como prioritários em função da ocorrência de dengue. A iniciativa, que contará com realização de checagem das instalações prediais em busca da eliminação de possíveis focos do mosquito, irá intensificar as vistorias nos imóveis federais, que já vêm sendo realizadas nos prédios públicos de forma permanente desde o último dia 29 de janeiro, quando foi realizado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o mutirão de limpeza da administração pública federal.
Atualmente a União possui 45.083 imóveis, em áreas urbanas e rurais, incluindo salas, terrenos e fazendas, e imóveis desocupados. A quantidade de vistorias já realizadas em imóveis da União chegou a 18.302 e mais de 250 mil servidores públicos receberam treinamento, incluindo ministérios, fundações, autarquias e estatais considerados prioritários pelo Ministério do Planejamento, em um total de 41 órgãos e entidades.