Notícias
Ministro das Cidades confirma prioridade para a mobilidade urbana e saneamento em Florianópolis
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou, durante visita à Florianópolis nesta quarta-feira (18), que uma das prioridades da ação ministerial para o estado é melhorar a mobilidade urbana. “A mobilidade é um dos principais problemas da grande Florianópolis e estamos conversando com o governador Colombo para que possamos, além de avançar nas obras definidas, em especial os BRTs, encontrar outros projetos que poderão ser colocados em futuros PACs”, explicou Kassab.
Em mais um dia de reuniões para avaliar o andamento dos projetos conjuntos entre o governo federal e os Estados e municípios, o ministro se encontrou com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e com o prefeito da capital catarinense, Cesar Souza Júnior .
Durante o encontro, Gilberto Kassab considerou que será “inevitável que saia mais uma ligação com o continente, diante da movimentação e dos transtornos para a comunidade”. Ele explicou que a forma como a ligação será feita vai ser definida com estudos aprofundados, realizados pelo estado e encaminhados ao Ministério das Cidades.
O ministro das Cidades falou ainda que outra prioridade do Ministério em relação à Santa Catarina é o saneamento básico. “Já houve uma reunião preliminar com a equipe do governador Colombo. Nossa meta é aumentar de forma significativa os índices de saneamento no Estado, em especial os de esgotamento sanitário. Será um conjunto de intervenções que será apresentado”, afirmou.
No Estado de Santa Catarina, o Ministério das Cidades já investiu mais de R$ 15,4 bilhões nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade urbana e infraestrutura. Na capital, Florianópolis, o investimento foi de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. “Estamos avaliando o andamento das obras e verificamos que quase todos os obstáculos ao prosseguimento dos investimentos já foram resolvidos. Agora, com o orçamento da União aprovado, vamos iniciar a programação de novos projetos”, adiantou o ministro.
O ministro também participou, no final da tarde, da cerimônia de abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios.
Assessoria de Comunicação
Ministério das Cidades