Notícias
Ministro convoca a sociedade para combate ao Aedes aegypti no Pará
Sete municípios paraenses estão recebendo veículos do Governo Federal para fortalecer ações de vistoria
A importância de ações integradas e do envolvimento dos governos e da sociedade para combater o Aedes aegypti foi destacada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, num ato realizado na capital paraense, nesta sexta-feira (2). Professores e estudantes participaram da mobilização em torno do Dia Nacional de Combate ao Mosquito. Na ocasião, o ministro convocou a sociedade a adotar medidas simples e de rotina que podem impedir os danos causados pela proliferação do transmissor da dengue, vírus Zika e febre chikungunya.
"Hoje é um dia de conscientização, de mobilização e, acima de tudo, de convocação nacional. Cada brasileiro precisa compreender que o combate ao Aedes aegypti deve ser uma causa de cada um de nós. Os governos federal, estadual e os municípios precisam fazer a sua parte e a população deve cobrar que o trabalho institucional seja feito. Mas cada cidadão, com um simples ato diário, deve verificar se dentro da sua casa não tem um foco de reprodução do mosquito. No momento em que deixamos de fazer esse controle, nós perdemos esta guerra", afirmou Helder Barbalho.
Para reforçar as ações de vistoria, sobretudo em cidades com situação de risco identificadas pelo Ministério da Saúde, o Governo Federal está disponibilizando veículos tracionados que vão auxiliar o trabalho das equipes municipais. Durante o ato em Belém, o ministro fez a entrega simbólica de sete carros aos municípios Conceição do Araguaia, Castanhal, Marabá, São Miguel do Guamá, Itaituba, Santana do Araguaia e Viseu.
O dia 2 de dezembro marca o início das ações de mobilização integradas e simultâneas, em todas as capitais do país, numa articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Durante todo o dia, ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil estão visitando residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.
A campanha do Governo Federal estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Mosquito e, a partir de agora, todas as sextas-feiras serão dias de mutirão para evitar a proliferação do Aedes. "Estamos diante de um problema gravíssimo que não é apenas de uma região, estado ou município, mas de uma nação inteira. De um problema que não olha classe social, gênero ou origem", salientou o ministro Helder Barbalho ao reforçar que o esforço para eliminar criadouros depende do engajamento de todos os brasileiros.