Notícias
Ministro Bruno debate reestruturação das concessionárias de saneamento com representantes do setor
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, esteve reunido nesta quarta-feira (15) com diretores, conselheiros e empresários dos comitês de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, de Resíduos Sólidos e de Mobilidade Urbana da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) para debater os planos da pasta para os setores. Representantes da entidade apresentaram ainda propostas para as três áreas. O encontro aconteceu na sede da Associação, em São Paulo.
Durante a reunião, Araújo destacou a necessidade de reestruturação das concessionárias estaduais de saneamento. “Nossa prioridade é construir um processo em que possamos financiar a reestruturação, sobretudo do modelo de gestão. Nós temos mais de 80% dos brasileiros atendidos por concessionarias de serviço público, na parte de saneamento e abastecimento, e há, nitidamente, a formação heterogênea, com diferentes qualidade de gestão. Queremos apostar na elevação do nível de governança dessas empresas, tanto as públicas e quanto as estaduais”, afirmou.
Para ele, esse é um primeiro desenho que está sendo construído dentro da equipe da Secretaria Nacional de Saneamento. “Nós vamos apresentar com que modelo, qual desenho e como construir as fontes de recursos para participar desse modelo de incrementar a elevação da governança dessas empresas”.
Com relação aos investimentos necessários para o setor de saneamento, o ministro explicou que é preciso uma integração entre as Parcerias Público-Privadas para atender às necessidades da população brasileira. “É uma forma de permitir que a população seja atendida com as ampliações e os serviços que não chegaram ainda a determinadas áreas do Brasil. É fundamental que o capital privado tenha uma atuação mais forte na área de saneamento porque o Orçamento Geral da União (OGU) não será suficiente”, frisou.
Na ocasião, o ministro reforçou sobre a continuidade do Minha Casa, Minha Vida no governo do presidente interino Michel Temer. “Já foram contratadas nesse ano mais de 200 mil unidades e ao final esse número chegará a mais de 400 mil unidades. Nesse momento, nossa prioridade é entregar as 67 mil obras paradas do MCMV na faixa 1 e retomar as 15 mil obras de unidades habitacionais do PAC”, concluiu.
Estiveram reunidos no debate o presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini; o presidente do Conselho de Administração da Abdib, Wilson Ferreira; o vice-presidente executivo da entidade, Ralph Terra; e o conselheiro e coordenador do Comitê de Recursos Hídricos da Abdib, Newton de Lima Azevedo.
Abdib
A Abdib é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como missão principal o desenvolvimento dos mercados de infraestrutura e indústrias de base no Brasil e o fortalecimento da competitividade da cadeia fornecedora de bens e serviços para estes setores.