Notícias
Ministro Alexandre Baldy visita escola de trânsito com presidente da FIA e piloto Felipe Massa
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, visitou a Transitolândia, escola vivencial de trânsito para crianças do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), na manhã desta terça-feira (31). Ele foi acompanhado pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, do piloto e embaixador de segurança viária da FIA, Felipe Massa, e do diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves. A visita foi realizada para dar continuidade nas ações de divulgação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cujo acordo de cooperação técnica foi assinado na última segunda-feira (30) .
Durante a visita, o ministro Alexandre Baldy conversou com alunos do ensino infantil do colégio militar Dom Pedro II, administrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF). Na visão do ministro, a educação no trânsito tem maior efetividade se iniciada desde jovem. “Consideramos de extrema importância que as nossas crianças tenham uma boa educação para o trânsito. Elas serão os nossos futuros condutores, e farão parte da malha viária do nosso país. Educando desde os primeiros anos da vida acadêmica, temos uma maior chance de formarmos motoristas compromissados com a segurança nas vias e rodovias, promovendo uma maior paz no trânsito do Brasil”.
Já o piloto Felipe Massa afirmou que as crianças auxiliam na educação dos pais, já habilitados. “Quando o pai ou a mãe atravessa um sinal vermelho, a criança avisa, questiona. Pode não deixar mexer no celular, avisando que é errado. Dar essa consciência às crianças as tornam fiscais em período integral, o que ajuda a manter essa segurança no trânsito. Como embaixador da FIA para esse tema, creio ser de vital importância que as crianças participem dessa conscientização”.
O aluno Marcelo Martins, de 6 anos, é um exemplo dessa constante fiscalização. “Eu já vi a minha mãe atendendo o telefone enquanto dirigia. Pedi a ela para atender da próxima vez, para ela não ficar tonta”. Já a aluna Ana Beatriz Costa, também de 6 anos, disse que a ida à Transitolândia fez com que aprendesse algo novo: o chamado Sinal da Vida. “Aqui eu aprendi a fazer o sinal antes de atravessar na faixa. Assim os motoristas podem me ver e parar o carro antes.”
Pnatrans
O Ministério das Cidades e o Instituto Tellus assinaram, nesta segunda-feira (30), em Brasília (DF), a minuta de acordo de cooperação técnica que visa auxiliar a implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído por meio da Lei 13.614, em janeiro deste ano. O objetivo da lei é de reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito, até 2028.
Estiveram presentes ao evento o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor presidente do Instituto Tellus, Germano Guimarães, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, o embaixador da FIA para Segurança Viária e ex-piloto da Fórmula 1, Felipe Massa e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.