Notícias
Ministério reconhece situação de emergência em 11 municípios
Reconhecimentos são nos estados do Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de municípios do Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe. A portaria de reconhecimento federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).
A maior parte dos reconhecimentos é em razão do longo período de seca ou estiagem nos municípios de Marilândia, no Espirito Santo; Grajaú e Itaipava do Grajaú, no Maranhão; Buritizeiro, Futa de Leite, Pocrane, Pontos dos Volantes e Taiobeiras, em Minas Gerais; Monte Alegre do Piauí, no Piauí; e Poço Redondo, em Sergipe. Já o município de Amambai, em Mato Grosso do Sul, foi reconhecido devido às chuvas intensas.
Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município pode solicitar ajuda para ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais e também o envio de recursos para reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.
Vale ressaltar que a Sedec apoia de forma complementar os estados, o Distrito Federal e os municípios, sendo indispensável o investimento dos entes federados na preparação para eventos adversos.