Notícias
Ministério das Cidades renova acordo de cooperação com governo japonês
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, recebeu, na tarde desta terça-feira (01), o embaixador do Japão no Brasil, Satouru Satoh, que assumiu o cargo em novembro de 2016, e o ministro conselheiro, Yoshitaka Hoshino.
Durante a visita de cortesia ao Ministério das Cidades, Satoh manifestou interesse em estreitar as relações de cooperação técnica entre os países no desenvolvimento de projetos na área de prevenção de riscos de desastres naturais, relacionados à ruptura de encostas e deslizamentos por meio da Japan International Cooperation Agency, Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).
O projeto prevê ações voltadas ao Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais (GIDES). O objetivo é aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012.
O embaixador apoia a renovação do Acordo de Cooperação com a Pasta, que vence neste ano. “Contamos com o apoio deste Ministério para seguir, em 2018, nesta parceria que fortalece as estratégias de prevenção de riscos de desastres naturais”, disse.
O ministro Bruno Araújo informou que o acordo será renovado e solicitou contribuição japonesa para as áreas de habitação e saneamento. “Temos muitos desafios nas áreas de atuação do Ministério. Tenho certeza que a experiência do Japão pode contribuir para o desenvolvimento de políticas mais modernas”, ressaltou.
No próximo dia 24 deste mês, uma comitiva de parlamentares japoneses estará no Brasil para cooperação técnica e econômica com o governo federal. O ministro das Cidades participará da recepção.