Notícias
Ministério das Cidades recebe 430 manifestações no e-OUV em um ano
Neste mês de dezembro faz um ano que o Ministério das Cidades aderiu ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-OUV, que é um canal criado pela Controladoria Geral da União-CGU, disponibilizado para os órgãos e entidades do Executivo, onde qualquer pessoa, identificada ou não, pode apresentar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações. O Ministério recebeu mais de 430 manifestações neste primeiro ano. Destas, cerca de 80% destinadas à Secretaria Nacional de Habitação, 6% à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, 6% respondidas diretamente pelo SIC, 4% ao Denatran e 4% distribuídas entre os demais setores.
Além de registrar a manifestação, no E-OUV é possível consultar o andamento e verificar a resposta no sistema. Para ter acesso ao canal basta fazer o cadastro no endereço eletrônico: Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal
No início da integração do Ministério das Cidades, o e-OUV visava atender às manifestações referentes ao programa Minha Casa Minha Vida, porém, desde que houve a adesão, têm surgido manifestações para todas as áreas. As denúncias atualmente correspondem a 37% das solicitações realizadas no e-OUV, seguidas por solicitações diversas 32%, reclamações 28%, sugestões 2% e cerca de 1% por elogios.
A implantação do Sistema de Ouvidoria no Ministério das Cidades tem o intuito de promover a ampliação da transparência pública e do controle social que, juntamente com a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), tem por objetivo, modernizar e aperfeiçoar continuamente a gestão pública no Governo Federal.