Notícias
Ministério das Cidades: atual gestão revigorou o PMCMV
O Ministério das Cidades esclarece que o comentário feito por Murilo Alves, na TV Estadão, intitulado “Com Temer, Minha Casa, Minha Vida tem o menor número de contratações da história”, incorre em erro grave de apuração:
1. No ano de 2009, início do Programa Minha Casa, Minha Vida, o total de unidades contratadas foi 288.314, sendo este o ano de menor contratação da história;
2. Ao segmentar governos (Dilma e Temer), prática esta não incentivada pela atual gestão Ministério das Cidades, deve-se informar que até maio de 2016, quando da posse do atual Presidente da República, Michel Temer, o número de contratações já feitas eram de 124.347:
- Se diminuirmos do total do ano, 380.405 unidades, teremos um total de 256.058 unidades contratadas de maio a dezembro de 2016, maior do que no governo anterior;
- Soma-se à gestão Temer ainda as 24 mil unidades encontradas paralisadas que foram também retomadas após maio de 2016.
3. Por último, é necessário ressaltar que o orçamento previsto para contratações em 2016 foi feito ainda no governo anterior, portanto, governo Dilma, e apenas executado pelo governo Temer. Desta forma, imputar a diminuição de contratações para a atual gestão não é uma informação correta e não colabora com as boas práticas do jornalismo no que diz respeito à informação imparcial, fatídica e social.
Contamos, não apenas com o Estadão, mas também com os demais veículos de comunicação para esclarecimento desta informação, no sentido de colaborar com a transparência e veracidade dos fatos abordados neste vídeo.