Notícias
Ministério das Cidades coordena capacitação sobre drenagem em Nicarágua
Os gerentes de projetos do Departamento de Água e Esgotos do MinCidades, Maurício Diniz Barbosa e Valdeci Medeiros, acompanharão a capacitação na Nicarágua. “Vamos apresentar aos participantes o tema drenagem urbana sustentável, para que os problemas relativos ao assunto no país sejam solucionados, como por exemplo, as cheias”, declarou Maurício Barbosa, informando que “ao final do curso, os participantes farão um normativo que será aplicado futuramente nas cidades”.
Maurício Diniz Barbosa ainda ressaltou a importância da capacitação também para o MinCidades. “É muito importante podermos ir a outro país e conhecer outras realidades e dificuldades. O Brasil está em um momento excelente de valorização da infraestrutura com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a todo vapor. Nossos horizontes ampliam para novas soluções de problemas, além de melhorar nossas parcerias exteriores”, enfatizou.
Valdeci Medeiros explicou que os recursos humanos e técnicos do país são baixos e a carência é grande. “Além de levar toda nossa experiência do ministério em drenagem e saneamento como um todo, também vamos compartilhar o que aprendemos com o desenvolvimento das ações do PAC”, disse.
Cooperação
O projeto de cooperação técnica do MinCidades com o Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais da Nicarágua (Marena) foi fechado em 2010, quando a drenagem urbana sustentável foi diagnosticada como a maior necessidade daquele país.
O Lago Nicarágua é o maior da América Central e possui dezesseis sub-bacias, que drenam por escoamento superficial as águas pluviais das cidades, para o abastecimento de água da população. Já o Lago Manágua está vulnerável às inundações, em razão de um sistema de drenagem pluvial insuficiente para a capacitação segura e eficaz das águas pluviais.
Tais Calado/Patrícia Gripp
Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades