Notícias
Ministério da Integração Nacional incentiva a produção agroecológica e sustentável
O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, se reuniu, nesta quarta-feira (16/03), com representantes da Fundação Banco do Brasil para tratar do planejamento das ações de apoio a projetos produtivos com utilização da tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).
O PAIS é uma metodologia de cultivo orgânico baseada na otimização do uso sustentável de recursos naturais e sócio-econômicos, respeitando a integridade cultural local. É um exemplo de tecnologia social bem sucedida, permitindo o acesso de famílias de produtores rurais aos instrumentos e técnicas de cultivo de alimentos mais saudáveis para o consumo próprio ou a comercialização.
A participação do Ministério da Integração Nacional na parceria está focada na aplicação e disseminação da tecnologia no semi-árido, com recursos oriundos do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semiárido (Conviver). Na reunião, foram discutidas novas propostas como a integração da tecnologia social com os projetos de irrigação e acesso à água desenvolvidos pelo Ministério, ampliando os resultados da parceria.
O Ministério da Integração Nacional é um dos parceiros tradicionais da Fundação Banco do Brasil para a execução de projetos com a tecnologia social PAIS, que já beneficiou famílias de agricultores em 19 estados e no Distrito Federal, com um total de 5727 unidades implantadas, ao custo médio de 10 mil reais por unidade.