Notícias
Ministério da Integração e Sudeco recebem candidatos aprovados em concurso
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, receberam, nesta terça-feira (24), os candidatos aprovados no concurso público da instituição, divulgado em agosto deste ano.
Durante a cerimônia, Marcelo Dourado disse que a nomeação dos concursados é um passo significativo para reforçar a estrutura da Superintendência. "Chega um grupo com capacidade técnica para se aliar a programas e projetos voltados para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. A nova equipe de técnicos demonstra o quanto foi acertada a decisão da presidente Dilma em recriar a Sudeco para articular as forças econômicas da região que mais cresce no país e a que apresenta o maior potencial para superar novos desafios no combate às desigualdades regionais", destacou.
Para Fernando Bezerra Coelho, as superintendências regionais têm importante papel dentro do governo. "Nesse período de dois anos e nove meses à frente do Ministério da Integração Nacional, reinstalamos a Sudeco e criamos a Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais (SFRI). Dessa forma, foi possível definir regras para os fundos regionais de desenvolvimento, que eram meros fundos contábeis, e também criar o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO)", afirmou o ministro da Integração.
Bezerra Coelho disse ainda acreditar que, nesta quinta-feira (26), na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), o FDCO seja regulamentado para que as primeiras operações financeiras possam ocorrer. "O fundo foi criado já com orçamento de R$ 1,4 bilhão. Somados os recursos do FCO e do FDCO, em 2013, chegam a um montante de aproximadamente R$ 8 bilhões para promoção do desenvolvimento na região. Os dados de crescimento do Brasil no ano passado já mostravam o Centro-Oeste na condição de locomotiva do desenvolvimento nacional, com taxas expressivas de aumento ao longo de 2012", reforçou.
Os candidatos nomeados deverão tomar posse no prazo de 30 dias.