Notícias
MIDR debate ações em parceria com governo do Uruguai
O principal tema da reunião foi a parceria brasileira e uruguaia com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para a gestão integrada dos recursos hídricos da Lagoa Mirim (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta segunda-feira (15), o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. O principal tema da reunião foi a parceria dos dois países com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para a gestão integrada dos recursos hídricos da Lagoa Mirim, cuja parte brasileira se localiza no estado do Rio Grande do Sul.
“Desde o dia 1º de janeiro, estamos falando em fazer um planejamento de ações em parceria com o Uruguai, mais especificamente na Lagoa Mirim. Aqui no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, podemos contribuir nas áreas de segurança hídrica, que inclui, por exemplo, recuperação de barragens e projetos de irrigação, e também nas políticas transfronteiriças, por meio dos recursos dos fundos administrados pela Pasta”, destacou o ministro Waldez Góes. “Desde o início deste novo governo, o Brasil voltou a ter boas relações com o restante do mundo. E com o Uruguai, que fica tão perto, não pode ser diferente”, completou.
“Fico muito feliz com a recepção do ministro e por ouvir de vocês que será dada atenção à Lagoa Mirim. É um projeto interessante, que ajudará moradores da região tanto no uso da água para consumo quanto no desenvolvimento local. E, dessa forma, as pessoas passarão a ter mais dignidade, respeito. Esse é o nosso interesse”, ressaltou o embaixador Guillermo Valles.
Entre as ações previstas na parceria com a FAO estão a realização de uma análise e de um diagnóstico transfronteiriço, a concepção e a implementação de um programa de ação estratégica e a monitorização, comunicação e avaliação cruzada dos resultados alcançados na gestão dos recursos hídricos da Lagoa Mirim.
A parceria também tem como objetivos fortalecer as capacidades dos setores público e privado de ambos os países em relação ao uso sustentável e eficiente da água, à preservação dos ecossistemas e seus serviços e à adaptação às mudanças climáticas.
Sobre a Bacia da Lagoa Mirim
A Bacia Hidrográfica Lagoa Mirim é uma bacia transfronteiriça compartilhada entre o Brasil e o Uruguai, sendo o segundo maior área lacustre da América do Sul (3.750 km²). A grande quantidade e boa qualidade de suas águas favorecem as atividades agrícolas, florestais, pecuárias, pesqueiras, aquícolas, turísticas e de abastecimento de água, entre outros serviços, em ambos os países.