Notícias
MI investirá R$ 500 mil no apoio a cadeias produtivas do semiárido
Valor será usado em estudos e planejamentos para apoiar cadeias produtivas no semiárido brasileiro
O Ministério da Integração Nacional (MI) investirá R$ 500 mil em estudos e planejamentos para apoiar cadeias produtivas no semiárido. O principal objetivo é melhorar a distribuição da produção local, de modo a aquecer o mercado regional. O acordo foi assinado no V Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais, realizado na quinta-feira (3/3) e na sexta-feira (4/3), em Aracaju (SE).
"Também existe a necessidade de proporcionar ao agricultor familiar condições de produção. Nesse sentido, apresentamos no fórum o programa Rotas de Integração Nacional, que contribui para isso dinamizando os arranjos produtivos locais num recorte setorial", explicou o secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Alexandre Chumbinho. Os estudos previstos no acordo serão elaborados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O acordo faz parte da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O desenvolvimento dos projetos será feita em articulação com os secretários de agricultura de Sergipe, Minas Gerais e Piauí, coordenadores do fórum.
Sobre o fórum
Com o apoio técnico e financeiro do IICA e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por intermédio do Projeto Semear, o fórum discutiu o acesso à terra e a regularização fundiária como base para o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no Nordeste.
O grupo de trabalho do fórum foi criado para elaborar uma proposta regional de assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar e reforma agrária, cujos resultados têm servido de base para um processo de reestruturação de órgãos estaduais do Nordeste.
PNDR
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional foi criada com o proposito de auxiliar na redução das desigualdades regionais e ativar os potenciais de desenvolvimento das regiões brasileiras.
Com foco na dinamização das regiões e a melhor distribuição das atividades produtivas no território, a PNDR visa coordenar a implementação as condições necessárias - infraestrutura, crédito, tecnologia, entre outros instrumentos - ao aproveitamento de oportunidades econômico- nas regiões produtivas promissoras para seu desenvolvimento.