Notícias
MI fecha parceria com órgãos federais para promover desenvolvimento regional
Foco será em infraestrutura e logística. Instituições definem agenda de atividades com execução prevista para o primeiro semestre de 2015
O Ministério da Integração Nacional (MI) reuniu hoje (10/12) representantes de diversos órgãos e entidades federais para debater a temática de infraestrutura e logística no País, no contexto do desenvolvimento regional. O objetivo da Oficina de Trabalho foi pactuar metas conjuntas entre as pastas da Integração Nacional, Transportes, Comunicações, Minas e Energia, Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e Secretaria de Portos da Presidência da República no apoio à implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Os participantes estabeleceram uma agenda de atividades com execução prevista para o primeiro semestre de 2015. Na programação, já estão agendadas novas oficinas entre as instituições para traçar ações na área de infraestrutura que contribuam com a redução das desigualdades regionais.
"A Oficina é, ao mesmo tempo, um estímulo e um chamado à cooperação com os ministérios setoriais de infraestrutura para com as políticas públicas que envolvem a vertente do desenvolvimento regional no País. Sabemos que nossas ações ocorrem paralelas e, se somadas, geram um impacto muito maior em cada região. O esforço conjunto fortalecerá a coesão social, econômica e política das regiões menos desenvolvidas", explica a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Alves.
Além de unir as necessidades da temática do desenvolvimento regional, a proposta de integração visa fornecer subsídios para a inserção da PNDR na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. "O objetivo do MI é contribuir com as instituições da área de infraestrutura para elaboração do planejamento nas áreas de energia, transportes e comunicações, unindo as prioridades às necessidades das regiões menos desenvolvidas, conforme os objetivos da PNDR", Adriana.
A secretária ressalta ainda que o inverso também é esperado. Além de oferecer este apoio aos demais órgãos que atuam na estruturação regional, o MI espera que as instituições forneçam conteúdos que contribuam para a execução da PNDR.
Competitividade
O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Josías Cavalcante Júnior, entende que a intenção da parceria é integrar as políticas públicas para aumentar a competitividade da produção nacional, reduzir os custos de transporte e desenvolver as regiões brasileiras. "A escolha do modal de transporte mais adequado é fundamental para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira", reforça.