Notícias
MI e governadores do Consórcio Brasil Central discutem integração
Parte das demandas apresentadas pelo bloco está relacionada à aplicação de recursos dos fundos constitucionais
Seis governadores de estados das regiões Centro-Oeste e Norte, integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central, participaram de audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na terça-feira (10/11). O grupo discutiu o fortalecimento da integração regional nas áreas de agropecuária, empreendedorismo, infraestrutura e logística, educação, inovação (ciência e tecnologia), meio ambiente e turismo.
O presidente do Consórcio e governador de Goiás, Marconi Perillo, apresentou a pauta do bloco e argumentou que é preciso analisar os pedidos dos estados em conjunto. Parte das demandas apresentadas pelo Brasil Central tem relação com a aplicação de recursos dos fundos constitucionais, destinados ao desenvolvimento econômico e social das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste por meio de financiamentos a setores produtivos.
"Queremos qualificar a aplicação dos recursos desses fundos para que não sejam destinados apenas a financiamentos empresariais, mas também ao desenvolvimento da região", defendeu Perillo.
Também integram o Brasil Central os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Tocantins, Marcelo Miranda; e de Rondônia, Confúcio Moura. Juntas, as unidades detêm um quarto do território nacional e 11,27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Segundo o ministro Gilberto Occhi, o Ministério da Integração Nacional (MI) está alinhado com os pleitos apresentados pelo consórcio. "No entanto, alguns desses pleitos não dependem exclusivamente da decisão do MI ou do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco). Precisam ser submetidos a uma discussão com o Congresso Nacional e com a presidenta Dilma Rousseff", explicou.
Os participantes planejam agendar uma nova reunião, ainda sem data marcada, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda dos estados e do secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, Raphael Rezende Neto.