Notícias
MI apoiará produtores de leite no Rio Grande do Sul
Acordo entre a pasta e o governo do estado beneficiará assentamentos rurais e regiões de baixo dinamismo econômico
O Ministério da Integração Nacional (MI) e o governo do Rio Grande do Sul formalizaram na última sexta-feira (22/5) um acordo de cooperação técnica direcionado à estruturação e ao beneficiamento da cadeia produtiva de leite e derivados. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. O projeto integrará a lista de ações do programa Rotas de Integração Nacional.
O secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Irani Braga Ramos, explica que a estruturação da cadeia produtiva, além de promover o desenvolvimento regional, visa profissionalizar a produção, agregar valor ao produto e garantir a oferta regular de leite e derivados no estado.
"Além de apresentar alternativas de desenvolvimento econômico para as regiões atendidas pela Rota do Leite, a ação deve atuar na dinamização dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), contribuindo para a sustentabilidade da agricultura familiar e para a qualidade de vida da população", afirma.
O benefício destinado a famílias de baixa renda atenderá assentamentos rurais localizados na região oeste do estado e municípios com baixo índice de desenvolvimento. "As famílias que receberão o benefício são selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda e direciona a aplicação dos programas sociais", explica o coordenador de Programas Sub-regionais da SDR, Marcos Sant'Ana.
Ele ressalta ainda que o plano de trabalho para implementação do acordo da Rota do Leite no Rio Grande do Sul está em construção. "O primeiro passo na construção do plano de trabalho é identificar os polos leiteiros, mapear as necessidades e definir as regiões atendidas", ressalta.
Inclusão produtiva
Além do leite, o MI investe na produção de uva e na agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Em abril deste ano, em evento no município de São Gabriel, uma comitiva com representantes da pasta entregou equipamentos agrícolas (um caminhão, um trator, um distribuidor de adubo, uma enxada, uma aradora e duas plantadoras) e conheceu o trabalho dos produtores rurais.
Rotas da Integração Nacional
As Rotas da Integração Nacional são redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, mediante ações coletivas e a ação convergente das agências de fomento.
As rotas atuam em conformidade com as diretrizes dos planos Brasil Maior e Brasil sem Miséria. A atividade deve ser de fácil entrada, com baixos custos iniciais e reduzido valor de custeio operacional. São priorizadas atividades de fácil multiplicação e assimilação técnica.