Notícias
MI apoia projeto de memória do desenvolvimento regional nas entidades vinculadas
Publicado em
18/03/2015 16h00
Atualizado em
03/11/2022 09h34
Procondel, desenvolvido pela Sudene, servirá de referência para programas a serem desenvolvidos na Sudam e na Sudeco
O projeto de preservação e disponibilização do acervo - Procondel - produzido pelo Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene) servirá de referência, com apoio do Ministério da Integração Nacional (MI), para programas a serem desenvolvidos pelas superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).
O Procondel foi apresentado aos superintendentes das duas autarquias nesta quarta-feira (18/3), em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, em Brasília (DF). Desenvolvido por meio de parceria entre a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o projeto tem como meta digitalizar o acervo documental do Condel e promover a universalização do acesso a esse patrimônio.
"Esse trabalho iniciado na Sudene é belíssimo. É uma vitrine que o Ministério da Integração Nacional quer apoiar, potencializar e expandir para as demais superintendências como um -Projeto Memória do Desenvolvimento Regional'", explica a diretora do Departamento de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional da SDR, Adriana Melo.
A gestora acrescenta que a história e as transformações econômicas e sociais ocorridas ao longo do tempo consistem em fonte de pesquisa para estudiosos contribuem para a formulação de políticas públicas.
Já a coordenadora executiva do Procondel, Ângela Nascimento, explica que o objetivo do projeto é gerar subsídios de análise, discussão e formulação de novos conhecimentos, de políticas públicas e fixação de diretrizes de desenvolvimento regional, servindo como contribuição para a academia, a governança, investidores e o público de modo geral.
"O projeto foi realizado de julho de 2013 a janeiro de 2015, compreendendo parte do acervo textual, formado por atas, pareceres, resoluções e proposições produzidas no período de 1959 a 2000, e parte do acervo sonoro, do mesmo período. Do acervo tratado, estão disponíveis 16.806 documentos no site para consulta. Salientando que o trabalho ainda não foi finalizado e falta cerca de 40% do acervo textual", explica Ângela.
Mais informações
Para conhecer as etapas do trabalho de preservação e disponibilização dos documentos produzidos pelo Procondel, acesse o site http:\\sudene.procondel.org.