Notícias
Metrô de São Leopoldo (RS) tem mais uma etapa concluída
Nesta terça-feira (07) foi inaugurada mais uma etapa do metrô do município de São Leopoldo, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) concluiu as obras de duas novas escadas rolantes da Estação São Leopoldo, substituindo seis escadas inoperantes para atender antiga e importante demanda dos usuários do sistema. A Estação, localizada no centro do município de São Leopoldo, recebe 10,7 mil passageiros todos os dias. A obra contou com investimento de R$ 3,3 milhões do Orçamento Geral da União (OGU).
O secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Morais, falou da importância do empreendimento. "Ao todo foram investidos R$ 13,5 milhões nas obras de seis escadas rolantes que irão beneficiar a população da região do Vale dos Sinos, além da reforma total da subestação elétrica de Sapucaia do Sul", disse. Segundo o secretário, mais quatros escadas rolantes estão previstas para serem entregues na Estação Unisinos. Ao todo, serão substituídas seis escadas com previsão para termino em setembro deste ano.
As novas escadas rolantes são adequadas aos locais com tráfego intenso, com capacidade para transportar até nove mil pessoas por hora, proporcionando mais mobilidade e facilitando o fluxo de entrada e saída de passageiros. Elas também são resistentes a condições de uso adversas, resistindo ao impacto de objetos. Os equipamentos fazem parte de contrato firmado entre a Trensurb e a Thyssenkrupp Elevadores.
Atualmente, a linha de metrô conta com 43 quilômetros e 22 estações, atendendo a seis municípios (além da capital gaúcha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo) e transportando diariamente cerca de 170 mil passageiros.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades