Notícias
MDR promove seminário on-line de boas práticas em Proteção e Defesa Civil
Brasília (DF) – O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) vai promover, entre os dias 22 e 24 de junho, o Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. O curso será on-line, gratuito tem como objetivo a troca de ideias e experiências entre defesas civis estaduais e municipais, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários e atores interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação do plano de defesa civil nas cidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas neste link até 13 de junho.
"Às vezes, uma prática da região Nordeste pode cair muito bem no Centro-Oeste, ou uma do Sul pode ser interessante para a região Norte. Ou seja, a participação dos municípios, a apresentação de suas experiências vai acrescentar bastante para o desenvolvimento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec)", define o coordenador-geral de Articulação do Sinpdec, Reinaldo Soares Estelles.
O coordenador ressalta que o seminário funciona também uma incubadora de ideias, um espaço para difundir informações e conhecimento, fazer contatos, conhecer pessoas e, com isso, semear e aprimorar iniciativas, unindo esforços para o fortalecimento do Sinpdec.
Projeto ELOS
O curso integra o Projeto ELOS, uma iniciativa conjunta do MDR e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O objetivo do ELOS é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sinpdec. A partir desse diagnóstico, é possível criar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.
As capacidades e necessidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil são pesquisadas pelo Projeto ELOS em três eixos:
• Estruturação: sobre os aspectos técnico-administrativos, como recursos físicos, humanos e organizacionais da defesa civil municipal;
• Capacitação: envolve os aspectos de profissionalização, como treinamentos e aprimoramento de capacidades da instituição e de seus profissionais;
• Governança: envolve os aspectos interinstitucionais, como relações e parcerias com atores públicos, privados, terceiro setor e comunidade.