Notícias
MDR orienta municípios gaúchos na solicitação de recursos para resposta a desastres
Prefeitos de 11 cidades atingidas por ciclone no Rio Grande do Sul foram recebidos pelo ministro Rogério Marinho e por equipes técnicas da Pasta
Brasília-DF, 21/7/2020 – O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, recebeu um grupo de prefeitos de 11 cidades afetadas pela passagem de um ciclone no Rio Grande do Sul. Durante o encontro, nesta terça-feira (21), ele reforçou a necessidade de os municípios e o Governo Federal atuarem em conjunto para a adoção de ações de resposta mais rápidas para a população.
“O MDR [Ministério do Desenvolvimento Regional] vai continuar apoiando as cidades que necessitarem da nossa ajuda. Contamos com a colaboração das Prefeituras para que enviem as solicitações o mais completas possível à Defesa Civil Nacional. Dessa maneira, vamos poder disponibilizar os recursos financeiros de forma mais célere”, afirmou Marinho, que visitou a região Sul logo após as ocorrências, ao lado do presidente Jair Bolsonaro .
Participaram da reunião os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Igrejinha, Imigrante, Lajeado, Roca Sales, Taquari e Santa Tereza.
Neste mês de julho, a região Sul do País foi atingida por chuvas intensas e por um ciclone extratropical. Para auxiliar as cidades no processo de obtenção do reconhecimento federal de situação de emergência e na solicitação de recursos federais, o MDR desenvolveu um projeto-piloto que tem garantido suporte às equipes locais. Foi criado um canal direto de comunicação entre as Defesas Civis estadual e municipais com técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
“Nós temos essa linha direta que facilita e otimiza o processo de envio dos documentos necessários pelo S2id [Sistema Integrado de Informações sobre Desastres]. É imprescindível que as documentações sejam o mais detalhadas possível e nossa equipe está à disposição para auxiliar nesse processo”, reforçou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.