Notícias
MDR estreita discussões sobre agricultura irrigada com representantes de Israel
O estímulo à agricultura irrigada é uma das prioridades do MDR (Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) segue atuando para possibilitar o desenvolvimento das diversas regiões do País. Uma das estratégias é o fomento à produção agrícola irrigada. Com esse objetivo, a Pasta mantém diálogos com o Governo de Israel. Brasil e o país do Oriente Médio têm um longo histórico de cooperação e intercâmbio de técnicas nessa área. A parceria remonta à década de 1960, quando metodologias israelenses passaram a ser aplicadas na produção agrícola por meio de irrigação no Semiárido nordestino.
Na última semana, representantes do MDR participaram de encontro para conhecer técnicas e práticas que induzam o aumento da produtividade por meio da agricultura irrigada. Entre os temas apresentados, estiveram inovações desenvolvidas em Israel, como técnicas de tratamento de água voltadas à agricultura. Também foram discutidos temas de interesse comum entre os dois países para possíveis cooperações.
“O encontro nos proporcionou fortalecer a adoção da irrigação com o conhecimento e desenvolvimento de capacidades, o que contribui para a intensificação das práticas agrícolas com viés sustentável. Foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecer formas de melhorar a oferta de água no meio rural”, destacou a coordenadora-geral de Irrigação do MDR, Pryscilla Bezerra.
Política Nacional de Irrigação
Instituída pela Lei n. 12.787/2013, a Política Nacional de Irrigação tem como objetivo organizar o marco legal para a gestão de projetos de irrigação, sendo sua principal diretriz a indução à eficiência no uso de recursos hídricos para o setor.
Além disso, reforça a estratégia para o desenvolvimento da agricultura irrigada, visando o aumento da produtividade, de forma sustentável, e a redução de riscos climáticos para a agropecuária e a importância das parcerias entre os setores público e privado para ampliar a área irrigada do País.