Notícias
MDR e Embaixada da Arábia Saudita discutem investimentos no Brasil
Ministro Rogério Marinho se reuniu por videoconferência com o embaixador Ali Bahitam para avaliar possibilidades de cooperação
Brasília-DF, 25/5/2020 – Apresentar iniciativas que possam receber aporte de um fundo financeiro da Arábia Saudita. Este foi o objetivo da reunião entre o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o embaixador daquele país, Ali Bahitam, nesta segunda-feira (25), por meio de videoconferência. Projetos de infraestrutura nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade, irrigação e acesso à água, como a revitalização da Bacia do Rio São Francisco, foram algumas das alternativas propostas durante a reunião.
A discussão dá sequência às tratativas de utilização de um aporte de US$ 10 bilhões disponibilizados pelo governo saudita para o Brasil. O anúncio foi feito em outubro de 2019, após a visita brasileira à Arábia Saudita.
De acordo com o ministro Rogério Marinho, a reunião foi o primeiro passo no caminho para encontrar pontos em comum entre os dois países. “A Arábia Saudita é o maior produtor de combustível fóssil do mundo e, com certeza, deseja diversificar sua carteira de investimentos. E o nosso Ministério, pela quantidade de assuntos que coordena, possui diversos produtos que podem receber este aporte financeiro internacional”, avaliou.
O embaixador Ali Bahitam disse ao ministro que o Brasil é um parceiro no qual a Arábia Saudita quer investir e pediu mais informações sobre os projetos. “Após este período de pandemia, estaremos com uma equipe que deve visitar as iniciativas de perto no País para decidir no que iremos investir”, explicou.