Notícias
MDR cria projeto Casa Social para população afetada por desastres naturais
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, criou o projeto Casa Social, que visa acolher a população mais vulnerável afetada por desastres naturais. O projeto surgiu da nossa percepção nas atuações pós-desastre. Trata-se de um modelo conceitual de uma casa com montagem modular, simplificada, de fácil transporte e que atende às premissas de habitabilidade e sustentabilidade.
“As populações mais vulneráveis são afetadas de forma mais severa. O tempo entre a data em que ocorre o desastre e a viabilização da moradia definitiva é muito longo. A população afetada fica muito desamparada. Sensibilizados com isso, pensamos em um modelo conceitual de habitação social”, explica o coordenador de Estudos Integrados do MDR, Rafael Machado.
Foram consultados profissionais ligados à psicologia, sociologia e antropologia, para transformar esse modelo conceitual em um modelo de mercado.
Uma das metas do projeto é tentar se aproximar ao máximo do futuro usuário da casa. Os profissionais ligados à elaboração da Casa Social vão fornecer informações para que o produto atenda às necessidades do afetado e seja viável técnica e economicamente para o conjunto de fabricantes.
As casas podem ser desmontadas, transportadas e montadas em um local definitivo e expandidas para acolher a família na condição definitiva. A partir daí, a família tem condição de retomar sua autonomia.
O projeto Casa Social foi feito em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Foram contratados técnicos de diferentes setores para transformar esse modelo conceitual em um modelo de mercado, de modo que a indústria nacional possa fabricar os componentes dessa casa social a partir de 2023, com a montagem do protótipo real, atendendo a todos os requisitos exigidos pelas normas de habitabilidade.
Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp
Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.
Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.