Notícias
MDR assina acordo de cooperação com Sistema Confea/Crea para reduzir risco de desastres
Brasília, 11/9/2020 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) firmou, nesta sexta-feira (11), parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de inteligência e fiscalização. O objetivo é reduzir riscos de desastres de natureza geológica, hidrológica e tecnológica (incêndios, explosões, fugas ou descargas de substâncias perigosas) em todo o país.
“Esta parceria vai possibilitar que cheguemos a um plano de fiscalização de obras adequado. A sociedade brasileira será beneficiada com a iniciativa porque vamos trocar experiências e voltar a atenção para a prevenção de desastres e para evitar mortes”, explicou o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas. O acordo também vai contribuir para a consolidação do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, com repercussão em todos os estados e municípios.
Outro objetivo da parceria é assegurar a melhor execução e eficácia das obras que utilizam recursos federais. O presidente em exercício do Colégio de presidentes do Sistema Confea/Crea, Osmar Barros Junior, ressaltou a importância do acordo. “Trabalhar na prevenção de tragédias é essencial para nós, pois estamos tratando da defesa da vida dos nossos brasileiros”, apontou.
Nos próximos dias, um grupo de trabalho será formado para iniciar a atuação conjunta na elaboração de um projeto-piloto e de protocolos de atuação que apoiem a melhoria da gestão de desastres. A cooperação técnica terá vigência de 36 meses, podendo ser prorrogada.