Notícias
MCidades promove palestra sobre ética no serviço público
O Ministério das Cidades promoveu nesta quinta-feira (16), por meio do Grupo de Trabalho (GT) formado para elaborar o Código de Ética do órgão, a palestra “Ética no Serviço Público”, proferida pelo Secretário Executivo da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, Gustavo Caldas. O objetivo do encontro foi apresentar as principais normas e regras do código de ética profissional do servidor público civil da União.
Para o secretário executivo do Ministério das Cidades, Silvani Pereira, o evento é uma excelente oportunidade para disseminar as discussões feitas pela comissão que irá criar o código de ética da Pasta. “Esse evento é importante para que cada um tenha consciência da importância da ética no serviço público e a nossa expectativa é que essa comissão possa trazer um código inovador que traga orientações que nos auxilie no dia a dia a ter um ambiente de trabalho tranquilo e adequado e sem exposição para os nossos colegas e para o agente publico Ministério das Cidades”, afirmou o secretário.
Silvani lembrou que o órgão recebe diariamente prefeitos, empresários, sociedade civil, lideranças comunitárias, parlamentares e que a norma vai ajudar a orientar servidores e colaboradores, do ponto de vista ético, sobre a maneira em que o relacionamento está sendo aplicado. “Como agente político nós temos que dosar e medir de forma adequada até onde vai as nossas ações para não ferir a ética. Saber até que ponto nosso relacionamento está sendo conduzido de forma isenta e autônoma para que as nossas ações gerem o objetivo final para a população de maneira transparente em valores e missão”, frisou o secretário.
O secretário executivo da CEP, Gustavo Caldas, ressaltou que a finalidade do debate é elaborar um código de ética especifico para o Ministério das Cidades baseado na realidade do órgão. “Trazer aquelas normas para a realidade do órgão, para o dia a dia dos servidores, mostrando qual o comportamento esperado por um servidor público”, afirmou Caldas.
O GT, formado por um representante de cada área do ministério, iniciou o processo para elaboração do código na última segunda-feira (13). A equipe realizou reunião com membros da comissão para discutir a estrutura de alguns códigos de ética a serem utilizados na construção do Código do MCidades baseado em regras de conduta necessárias à segurança e ao respeito no ambiente de trabalho. O planejamento estratégico para implementação da norma perpassa o período de 2019-2022.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades