Notícias
MCidades lança parceria para desenvolvimento urbano sustentável com governo da Alemanha
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília (DF), o lançamento das parcerias do projeto Apoio à Agenda de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus). O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), do governo da República Federal da Alemanha.
Participaram da abertura a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Urbana da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) do Ministério das Cidades, Fernanda Andrade, e do diretor do projeto Andus no Brasil, Gunther Wehenpohl.
O objetivo da parceria é apoiar os atores em nível federal, estadual e municipal na elaboração de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentáveis. Para execução do projeto, serão buscadas parcerias para a implementação de projetos piloto e disseminação dos estudos e produtos desenvolvidos, abordando aspectos das mudanças climáticas, a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana, documento produzido pela Conferência das Nações Unidas que propõe uma outra maneira de se planejar e desenhar cidades e aglomerados humanos.
Para a diretora Fernanda Andrade, o lançamento do apoio é um passo primordial para que as cidades brasileiras possam se adaptar ao processo do desenvolvimento urbano sustentável. "É um momento muito importante, já que a cooperação nos dará uma imensa estrutura de promover a agenda do desenvolvimento sustentável nos municípios. Com isso, esperamos avançar, de maneira efetiva, na adaptação à mudança climática, através do tripé de ações sociais, econômicas e ecológicas."
Já o diretor Gunther Wehenpohl afirmou que o projeto conseguiu se desenvolver e ser colocado em prática em um período curto, facilitando para a sua implementação nos municípios do país "o projeto Andus se iniciou no ano passado, e foi preparado em 2015, com base em muito estudo. Outros projetos levaram mais tempo para serem colocados em prática, o que atrapalhou os resultados obtidos. Estou muito feliz que pudemos avançar tão rápido nessa cooperação com os municípios brasileiros."
"Vamos trabalhar com o aprimoramento de políticas e instrumentos nacionais, para orientação aos municípios, o fortalecimento de capacidades de implementação da agenda nas cidades brasileiras, a gestão de conhecimentos e difusão das práticas inovadoras e contribuições à Nova Agenda Urbana", finalizou o diretor alemão.