Notícias
MCidades debate eficiência energética na mobilidade urbana
O Ministério das Cidades promoveu, nesta quarta-feira (9), por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) e em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o E-mob - Seminário Internacional sobre Eletromobilidade aplicada ao Transporte Público por Ônibus. O objetivo foi compartilhar experiências e soluções em eletromobilidade no contexto das cidades.
As metas estabelecidas pelo Acordo de Paris têm influenciado a reflexão a respeito do transporte público realizado por ônibus urbanos movidos a diesel, pois eles são um fator do aumento da poluição nas cidades. Os ônibus elétricos são uma alternativa para esse setor por consumirem energia limpa. Nesse sentido, os projetos Eficiência Energética na Mobilidade Urbana ( EEMU ) e Sistemas de Propulsão Eficiente ( Promob-e ), da GIZ, juntamente com o MCidades e o MDIC idealizaram este evento, que buscou reunir gestores e tomadores de decisão das esferas federal, estadual e municipal, de agências reguladoras, de empresas operadoras ou montadoras de ônibus, de associações de transporte público, entre outros. O Seminário teve como propósito ampliar e fortalecer conhecimentos específicos, aprimorar a capacidade técnica e estabelecer mecanismos de intercâmbio para compartilhar experiências e soluções em eletromobilidade no contexto das cidades.
Participaram da mesa de abertura do evento o Secretário de Mobilidade Urbana do MCidades, Inácio Bento de Morais Junior, o Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Nogueira Calvet, e a Ministra-Conselheira/Chefe da Cooperação para Desenvolvimento Sustentável na Embaixada da Alemanha em Brasília, Drª Annette Windmeisser. Foram ministradas palestras da International Council on Clean Transportation (ICCT), do World Resource Institute Brasil (WRI Brasil), da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) e da empresa Furnas, que trouxe um exemplar de ônibus híbrido para demonstração.
O encerramento do evento foi feito pelo Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que postulou que todas as ações da pasta devam estar voltadas para as ações de sustentabilidade. Segundo ele, neste sentido, os modais de transporte, como os ônibus elétricos, são fundamentais.
“Consideramos prioridade, não apenas no âmbito do MCidades, mas também todas as esferas de governo, dado à capacidade de redução da emissão de poluentes e de eficiência”, disse Baldy.
Na oportunidade, o ministro conheceu o ônibus híbrido elétrico-etanol, um dos projetos desenvolvidos em parceria com Furnas Centrais Elétricas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Tracel.
“São importantes todos os esforços em conjunto para que possamos alavancar no Brasil ainda mais uma política pública eficiente de sustentabilidade. Trata-se de um desafio à renovação da frota”, reiterou.
Ações - O secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Inácio Bento, afirmou que a Semob, como gestora do programa Pró-transporte, tem financiado importantes empreendimentos na área com intuito de auxiliar na redução de gases. Uma das frentes de financiamento é o programa Refrota, que incentiva a melhoria do transporte público coletivo urbano. “Com a renovação da frota de ônibus, estamos trabalhando com equipamentos mais novos que acabam por diminuir essas emissões. A mobilidade elétrica vem tecer um componente importante nesse papel”, comentou.
Inácio disse que um dos objetivos do programa é criar um percentual mínimo para que as empresas produzam ônibus elétricos. “Vamos tentar, por meio do Refrota, desde que equacionado à questão da produção da indústria local, avançar nesse programa e ter uma exigência de percentual mínimo para ter ônibus elétrico. É uma tentativa, um passo inicial”, resumiu.
A gerente de projetos da Semob, Martha Martorelli, falou sobre o projeto de Eficiência Energética na Mobilidade Urbana, desenvolvido no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha, executado pela pasta: “Trabalhar o planejamento e a questão da eletromobilidade nos ajudar a cumprir um compromisso maior que o país tem perante o mundo e perante a sociedade”, ressaltou.
Programação:
09h00 – 09h30 Credenciamento e recepção dos convidados
09h30 – 10h00 Abertura do evento pelos:
MCidades: Secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Bento de Morais Junior;
MDIC: Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Nogueira Calvet, e;
Embaixada da Alemanha: Ministra-Conselheira/Chefe da Cooperação para Desenvolvimento Sustentável na Embaixada da Alemanha em Brasília, Drª Annette Windmeisser.
10h00 – 10h20 Apresentação dos projetos:
“Eficiência Energética na Mobilidade Urbana” (EEMU): Gerente de Projetos da área de Planejamento, da Diretoria de Planejamento e Informações, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Martha Martorelli, e;
“Sistemas de Propulsão Eficiente” (PROMOB-e): Analista de Comércio Exterior do MDIC, Ricardo Debiazi Zomer.
10h20 – 10h50 Dr. Ray John Minjares (ICCT):
Experiência internacional com ônibus elétricos e zero emissões
10h50 – 11h20 Dr. Timothy Ryan Dallmann (ICCT):
Custos e benefícios de tecnologias avançadas para ônibus urbanos – estudo de caso de São Paulo
11h20 – 12h00 Discussão
12h00 – 13h30 Brunch
13h30 – 14h00 Cristina Albuquerque (WRI):
Modelo de negócios para adoção de ônibus elétricos – como aplicar no contexto brasileiro
14h00 – 14h20 Discussão
14h20 – 14h50 Simão Saura Neto (SPTrans):
A experiência da SPTrans no uso de alternativas energéticas ao diesel de petróleo
14h50 – 15h10 Discussão
15h10 – 15h30 Coffee Break
15h30 – 16h00 Conclusão pelos projetos:
“Eficiência Energética na Mobilidade Urbana” (EEMU): Dr. Sebastian Ebert (GIZ) e Fernando Araldi (MCidades), e;
“Sistemas de Propulsão Eficiente” (PROMOB-e): Dr. Jens Giersdorf (GIZ) e Ricardo Debiazi Zomer (MDIC).
16h00 – 16h30 Nelson de Araújo dos Santos (FURNAS):
Apresentação técnica: Mobilidade elétrica em veículos de massa – ônibus e embarcações elétricas
16h30 – 17h00 Encerramento do Seminário pelo Ministro das Cidades, Alexandre Baldy
17h00 – 18h00 Demonstração de ônibus elétrico (FURNAS)
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades