Notícias
Maranhão inaugura sede da Codevasf
"Hoje é dia de festa. São Luís completa 400 anos e trazemos um presente para o Maranhão, a instalação da Codevasf. A partir de hoje, Maranhão, Brasília e Ministério da Integração Nacional estão mais próximos e integrados". A frase do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, deu o tom à inauguração da 8ª Superintendência Regional (SR), em São Luís (MA), na manhã desta segunda-feira (24/09), no Palácio Henrique De La Rocque. O evento contou com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Na oportunidade novas ações foram anunciadas para o estado, entre elas, o projeto dos diques maranhenses e o plano de recursos hídricos das bacias do Itapecuru e Mearim.
Durante o discurso de posse, o novo superintendente João Batista Martins, destacou o empenho das autoridades para que fosse instalada a superintendência no Maranhão. "Nosso desafio é fazer com que a empresa seja catalisadora de oportunidades. Assumimos um compromisso público para trabalhar pela execução de projetos e programas, contribuindo para o desenvolvimento do estado. Maranhão não é pobre, é nobre", concluiu.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, desejou boa sorte ao superintendente e ressaltou que a Codevasf é referência na promoção do desenvolvimento regional. Ele lembrou que a presidenta Dilma Rousseff deposita grande confiança na companhia, responsável pela execução de programas como o Água para Todos, que oferece acesso a água tratada para famílias do semiárido brasileiro.
"Este é um passo importante para promover o desenvolvimento do Maranhão. A Codevasf vai proporcionar um novo tempo para o estado", disse o ministro, anunciando que o projeto dos diques maranhenses deverá figurar entre as ações a serem tocadas pela entidade no estado.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, observou que a entidade já atuava em 36 municípios do estado e agora vai trabalhar em 149. "A Codevasf é o maior braço executor da Integração Nacional, e temos então um compromisso grande com a comunidade. Agora poderemos atuar mais de uma forma sistêmica e enérgica", frisou. Elmo Vaz ressaltou ainda a importância de se criar um Centro de Estudos Pesqueiros de Aquicultura, devido à vocação do estado, e disse que já está em fase de licitação um plano de recursos hídricos das bacias do Itapecuru e Mearim.
Encerrando o evento, a governadora Roseana Sarney agradeceu o esforço das autoridades em comparecerem durante o aniversário de 400 anos do Maranhão. "Há anos aguardamos esse momento, que vai representar mais dinamismo em nossas parcerias. Meu desejo é que essa parceria represente mais benefícios para nossa gente", disse.
Participaram da comitiva José Augusto Nunes, diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Guilherme Almeida, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, José Solon de Oliveira, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Lucivane Freitas, gerente-executiva de Gestão Estratégica, o superintendente da 7ª Superintendência Regional em Teresina (PI), Valdiney Amorim, entre outras autoridades.
Os diretores da Codevasf e o secretário de Agricultura, Agropecuária e Pesca do estado, Cláudio Azevedo, também prestigiaram a inauguração da 8ª SR, além de outras autoridades.
Estrutura -Inicialmente, a 8ª Superintendência Regional da Codevasf ocupará um prédio provisório no bairro Calhau. O edifício definitivo, que fica no centro de São Luís, foi cedido pelo Ibama e passa por obras de adequação à instalação da equipe. A criação dessa nova superintendência vai impulsionar as ações nos 149 municípios do Maranhão que fazem parte das bacias Itapecuru, Mearim e parte maranhense do rio da Bacia do Parnaíba.