Notícias
Mais quatro municípios do RS têm situação de emergência reconhecida
Enxurradas e vendavais são as principais causas. Em Estrela Velha, o estado é de calamidade pública
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em mais quatro municípios gaúchos. Hoje, o estado do Rio Grande do Sul está com 181 municípios em situação emergência e um (Estrela Velha) em estado de calamidade pública.
Na maior parte dos casos, a emergência é decorrência de enxurradas (107) e vendavais (43). A portaria de reconhecimento foi publicada hoje no Diário Oficial da União. No mesmo ato ainda foram reconhecidas as situações de emergência dos municípios de Presidente Jânio Quadros (BA) e Congonhas (MG), por estiagem e por granizo, respectivamente.
O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias e permite que prefeituras possam acessar ações do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.
Auxílio emergencial
Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O documento é analisado pelas equipes técnicas da Sedec. Se aprovado, o recurso é definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração.