Notícias
Livro destaca trabalho de centro apoiado pelo MI na região do Projeto São Francisco
Publicação organizada pelo Ministério Público da Bahia elogia atuação do Cemafauna no acolhimento de animais resgatados do tráfico e de cativeiros
O trabalho de reintegração de animais à vida selvagem realizado pelo Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna) foi reconhecido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). O livro "Velho Chico - A experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia", organizado pelo órgão, cita o Centro como parceiro no acolhimento de bichos resgatados do tráfico e de cativeiros.
O Cemafauna, que pertence à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi construído com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). O local possui um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), clínicas veterinárias, laboratórios especializados, áreas de recuperação dos animais e outras instalações.
"Para o Cemafauna, é muito gratificante integrar uma obra tão admirável para a sociedade. Afinal, é preciso conscientizar as pessoas de que a preservação do meio ambiente deve ser feita constantemente", afirma a coordenadora do centro, professora Patricia Nicola. O livro faz referência a essa atividade do Centro no capítulo "Caça, criação e tráfico de animais silvestres".
Desde 2008, aproximadamente 35 mil animais foram resgatados pelo Cemafauna e, desse total, 28 mil (80%) retornaram à vida selvagem. Os bichos foram tratados, alimentados e preparados para a reintrodução à natureza.
A obra "Velho Chico - A experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia" conta com textos e fotos de diversos colaboradores, retratando 12 anos do trabalho articulado e realizado em conjunto por 20 instituições parceiras do MPBA na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O livro foi lançado em dezembro de 2014.
Saiba mais sobre o trabalho de reintegração de animais à vida selvagem realizado pelo Cemafauna.
Com informações da assessoria de imprensa do Cemafauna.