Notícias
Livro 'Caatinga Selvagem' é lançado em Petrolina (PE)
Publicação descreve trabalho de conservação de animais feito por equipe do Cemafauna ao longo do Projeto de Integração do São Francisco. Ministro da Integração Nacional prestigia o evento
Petrolina (PE), 11/12/2014 - O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participa nesta quinta-feira (11/12), em Petrolina (PE), do lançamento do livro "Caatinga Selvagem - O legado de um projeto de desenvolvimento para a conservação da fauna", no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), representado pela coordenadora-geral de Programas Ambientais, Elianeiva Odísio.
O livro retrata, com texto e imagens de alto padrão, a rica biodiversidade encontrada ao longo do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Traz também capítulos sobre as ações de resgate da fauna silvestre, os cuidados em cativeiro e monitoramento ambiental da área.
A obra inaugura uma série de publicações que retratam, com dados científicos e linguagem acessível, os planos ambientais desenvolvidos ao longo do projeto e das bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, com as quais se integrará. Os textos são de Sérgio Adeodato, jornalista especializado em meio ambiente, e as imagens, do fotojornalista André Pessoa.
O projeto editorial deste primeiro volume, dedicado à fauna, teve coordenação de pesquisadores da Univasf, por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). São retratados animais típicos da região como beija-flores, gatos-do-mato, tamanduás, morcegos, sofreus e diversos espécimes do bioma.
A publicação também registra ações que compreendem o trabalho de resgate, cuidados e monitoramento da fauna, realizadas pelos analistas ambientais e auxiliares de campo do Cemafauna, que seguem determinações do licenciamento ambiental para reduzir impactos à biodiversidade local com a obra da feitura dos canais da transposição.
Os analistas ambientais e demais profissionais que atuam no programa de resgate e monitoramento da fauna contam com arrojada estrutura acadêmica composta por laboratórios, clínica veterinária, instalações para acolhimento e tratamento dos animais, tudo subsidiado com recursos do Ministério da Integração Nacional.