Notícias
Kassab discute novos projetos e parcerias para o CIOESTE , em Barueri (SP)
O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou na manhã desta segunda-feira (09/03), da reunião do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), em Barueri. A visita foi acompanhada por governadores e prefeitos para tratar do andamento de projetos e parcerias no âmbito das cidades, além de novos investimentos necessários para os oito municípios que integram o Consórcio.
O ministro das Cidades discutiu com os prefeitos do CIOESTE a possibilidade de novas parcerias entre os municípios e o Ministério e citou o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) como o programa mais emblemático em termos de peso na mudança do país nos últimos anos. “É baseado na credibilidade do governo em relação a pagamentos, cronograma e em relação à eficiência no setor privado”, frisou.
Para ele, foi uma importante reunião de trabalho, a primeira reunião nessa gestão, na qual avaliou-se todos os projetos que estão em andamento e as obras que estão sendo executadas. “Foram identificados ainda alguns obstáculos que paralisam ou tornam mais lenta a execução ou a continuidade", apontou.
Kassab afirmou que o processo de formatação de uma nova carteira de investimentos é muito longo e que visa desde agora a possibilidade de se criar uma nova para a região. “São projetos estruturantes que envolvem primeiro a sua idealização, depois a transformação em projeto com uma licitação, depois da licitação as obras, assinaturas de contratos, convênios e parcerias”, avaliou.
Durante a reunião, Kassab também reconheceu a importância das parcerias do poder público para a região. “Essa é uma região muito importante, por integrar a região metropolitana de São Paulo, por ser uma região muito densa em termos de população e que, portanto, tem um universo grande de pessoas que precisam ser atendidas nos aspectos que tratam da sua qualidade de vida, que justamente ao lado da saúde e da educação, estão os investimentos em infraestrutura.”, destacou.
O ministro afirmou ainda que “não existe a palavra privilégio na nossa relação com os municípios. Existe a palavra prioridade. O ministério procura agir de uma maneira republicana atendendo as prioridades dentro do país”.
Formado pelos municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba, o Cioeste possui quase 2 milhões de habitantes, e tem como objetivo buscar soluções e desenvolver projetos em comum entre os municípios em parceria com as esferas Estadual e Federal.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades