Notícias
Integração Nacional recebe apoio de irrigantes privados
Brasília - O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, se reuniu com representantes do setor privado da agricultura irrigada para discutir o fortalecimento da atividade com a criação da Secretaria Nacional de Agricultura Irrigada (SENIR) nessa terça-feira (18/01) em Brasília.
De acordo com o assessor especial do Ministro, Ramon Rodrigues, a nova Secretaria faz parte da reformulação da estrutura institucional do Ministério. "Esses representantes são 60% do setor irrigante no Brasil e a iniciativa da criação já era uma reivindicação de todos e foi bem recebido. Os irrigantes privados se mostraram abertos para a parceria e se colocaram à disposição nesta nova empreitada", afirma Ramon.
Segundo os representantes do setor privado, a agricultura irrigada pode contribuir de forma consistente para o programa lançando pela Presidenta Dilma Rousseff, chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Miséria, que busca erradicar a miséria no Brasil atuando em uma das suas três frentes que é a inclusão produtiva.
Na ocasião estavam presentes os representantes das seguintes associações: Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha; De Agricultores e Irrigantes da Bahia; Dos Produtores da Região do Vale do Pamplona; Dos Usuários das Águas da Região de Monte Carmelo; Dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio; Brasileira de Irrigação e Drenagem; Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária; Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado; Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé; e Federação brasileira de Plantio Direto na Palha e Goiás Verde.
Na próxima semana, o Ministro convidará os representantes dos perímetros públicos de irrigação ligados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), e estados para discutir perspectivas.