Notícias
Integração Nacional participa de missão técnica nos campos de ovinocultura do Uruguai
Objetivo é obter boas práticas para implementação no Brasil
A troca de experiências entre o Brasil e o Uruguai tem sido cada vez mais intensa, sobretudo na estruturação da cadeia produtiva da ovinocultura - atividade de grande expansão econômica nos dois países. Nesta semana, Vitarque Coêlho, coordenador nacional da Rota do Cordeiro - projeto conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR-MI) -, visitou o País vizinho em busca de conhecimento e boas práticas, para expandir as ações do Projeto Rotas da Integração Nacional .
O especialista participou da -V Missão Técnica Brasil - Uruguai Ovinos', entre os dias 31 de março e 5 de abril. Durante a visita, o técnico teve a oportunidade de conhecer o sistema de produção no Uruguai, vinculado ao Programa Cordeiro Pesado, como modelo para melhorar a competitividade brasileira no segmento.
"A cadeia produtiva de ovinos e caprinos uruguaia é uma das mais bem estruturadas da América do Sul. Tem participação efetiva no mercado de exportação, pois agrega qualidade, volume, regularidade de oferta, preço e, principalmente, eficiência na organização da cadeia produtiva - requisitos fundamentais para garantir a expansão do mercado de consumo de ovinos", comenta Vitarque.
Segundo ele, a oportunidade foi significativa para o desenvolvimento da ovinonocultura no País. "A visita aos criadouros nos mostrou um modelo eficaz, que trabalha com um número muito superior de animais do que as criações implementadas por aqui. Percebemos a necessidade de suscitar um pacto federativo empenhado em capacitar os profissionais envolvidos e expandir a atividade no Brasil", ressalta.
"O próximo passo é continuar os trabalhos da Rota do Cordeiro no Brasil, para verificarmos as principais necessidades dos produtores e promover o desenvolvimento do setor, sobretudo no Nordeste Semiárido", revela Vitarque.
A Missão Técnica Brasil-Uruguay Ovinos é organizada desde 2007 pelo Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (Gepoc), com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais(ACCOMIG) e a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), e o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Ovino (Arco) e dos parceiros institucionais no Uruguai.
Na edição de 2014, a missão contou com representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além de criadores de Minas Gerais, Sergipe e Paraíba. Durante a visita, a SDR-MI assumiu o compromisso de expandir a Rota do Cordeiro para estes Estados, começando por uma rodada de negócios em Minas Gerais no próximo mês de maio, em parceria com a ACCOMIG.
Rota do Cordeiro
Um dos segmentos de atuação do Projeto Rotas da Integração Nacional, a Rota do Cordeiro tem como objetivo estruturar a cadeia produtiva da caprinovinocultura no semiárido do Nordeste, articulando os subsistemas de produção, processamento e comercialização, por meio da criação de sistemas agroindustriais integrados.
Mais informações no site: http://www.mi.gov.br/rotas-de-integracao-nacional .