Notícias
Integração Nacional e parlamentares do RJ tratam sobre recursos para recuperação do Estado
Um mês depois da tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, o governo estadual busca agora ajuda para a recuperação econômica dos municípios bastante castigados.
O assunto foi tratado nesta quarta-feira (16/02) em reunião em que participaram o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o senador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias, o deputado federal Glauber Braga, e prefeitos de Sapucaia, Nova Friburgo e Teresópolis.
A proposta do senador é que haja uma segunda demanda de recursos para ações de reconstrução do cenário, das unidades habitacionais, da estrada, de comércio, de agricultura e de turismo.
"Estamos sofrendo com o apagão econômico na agricultura, na indústria, no turismo, por exemplo, temos apenas de 10% a 20% da ocupação. E, como consequência, o crescimento do êxodo rural", afirmou o senador Lindbergh.
Desde janeiro deste ano, já foram dados R$ 100 milhões para recursos de socorro e assistência emergencial para o governo do Rio de Janeiro e para os sete municípios do Estado mais atingidos pelos temporais pela Integração Nacional.
"Estamos fazendo as avaliações para que possamos oferecer novos apoios de acordo com a demanda do Estado. Temos muitos pleitos e os recursos são elevados, porém pretendemos trabalhar dentro da expectativa do governo estadual", explicou o ministro.
Ficou acertado que o governo do Rio de Janeiro deverá buscar apoio com a presidenta Dilma Rousseff, com a secretária executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, para que se possa fortalecer o apoio e sensibilização do governo federal.