Notícias
Integração Nacional e governo do Rio de Janeiro discutem ações de emergência para o estado
Rio de Janeiro - As chuvas que caíram nos últimos dias em duas das cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro (Teresópolis e Petrópolis) foram discutidas em reunião nesta quarta-feira (11/04) entre o ministro da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
"Seguindo orientações da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Fernando Bezerra Coelho, o Ministério da Integração Nacional disponibiliza toda sua equipe de técnicos para apoiar o estado na redução dos prejuízos causados pelas chuvas", afirmou Alexandre Navarro.
A ideia é retirar os moradores de áreas de risco das cidades da Região Serrana e do estado, reflorestar estes locais, entregar à população recursos necessários para a construção de novas residências e ainda oferecer orientações para a aquisição mais adequada, tomando como exemplo o PAC Favela. O programa retirou 2.600 famílias de comunidades na Rocinha, Complexo do Alemão e Manguinhos.
Também participaram da reunião o secretário Estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões; o secretário de Obras, Hudson Braga, e o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro, Ícaro Júnior.
O ministro em exercício, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, visitaram também o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, sendo recebidos pelo chefe executivo de Operações, Sávio Franco. Entre outros focos, o centro atua na emissão de informações meteorológicas para líderes comunitários com o objetivo de alertar a população sobre possíveis chuvas. O trabalho é semelhante ao desenvolvido pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), em Brasília.
Bahia - Em Salvador, durante reunião nesta terça-feira (10/04) com o governador Jaques Wagner, o ministro em exercício, Alexandre Navarro, e o secretário Humberto Viana, autorizaram o pagamento de R$ 10 milhões, empenhados dia 23/03, para auxílio às vítimas da estiagem no estado.
A portaria publicada no dia 9/04, que direciona mais R$ 10 milhões para reduzir os efeitos da seca, também foi entregue ao governador. Este recurso deve ser pago até o final desta semana. Na Bahia, 198 municípios estão em estado de alerta. As chuvas, que antes caiam até março, neste ano, não vieram, o que prejudicou principalmente a zona rural baiana.