Notícias
Integração Nacional e governo cearense firmam compromisso para obras do Cinturão das Águas
A portaria para elaboração do projeto executivo do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi assinada hoje (7/10) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, pelo governador do Ceará, Cid Gomes, e pelo secretário de Infraestrutura Hídrica do ministério, Augusto Wagner. A cerimônia foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, capital do estado. O projeto beneficiará cerca de 80% do território do Estado.
Com previsão de investimento de R$ 29 milhões, o Cinturão é um sistema adutor que conta com 1.300 km de comprimento e irá utilizar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, permitindo incluir todas as macrobacias hidrográficas do estado no sistema de abastecimento. Ele proporcionará uma distribuição espacial mais homogênea da disponibilidade hídrica do estado e contribuirá para o aumento da garantia do suprimento de água.
Na viagem que fez ao Ceará o ministro Fernando Bezerra Coelho também realizou visita técnica aos perímetros irrigados de Tabuleiros de Russas e Jaguaribe/Apodi, localizados nos municípios cearenses de Russas e Limoeiro do Norte, respectivamente. Esses dois projetos de desenvolvimento hidroagrícola estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
O projeto Tabuleiros de Russas possui uma área irrigável de 10.765 hectares, com previsão de implantação de mais 3.101 hectares por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto abrange os municípios de Morada Nova, Russas e Limoeiro do Norte, e produz acerola, melancia, caju, citros, coco, goiaba, graviola, mamão, manga, melancia, melão e uva, além de batata, milho, pimenta, pimentão, feijão, algodão e abóbora.
Com área irrigada de 5.658 hectares, o projeto Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, tem 326 irrigantes (produtores pequenos e médios). Os principais produtos irrigados desse perímetro são banana, milho, abacate, coco, goiaba, figo e semente de sorgo.