Notícias
Integração Nacional discute irrigação na Bahia
Workshop reúne governo, academia, empresas e produtores para discutir o setor e trocar experiências
O Ministério da Integração Nacional, representado pelo secretário nacional de Irrigação, Guilherme Costa, participou neste domingo (19) da cerimônia de abertura do 3º Workshop em Irrigação e o 4º Simpósio em Engenharia Agrícola, em Juazeiro (BA). A região é uma grande produtora de frutas por irrigação, com destaque para a uva de mesa e a manga, além de goiaba, coco, melão, melancia, acerola, maracujá e banana.
O secretário detalhou o trabalho da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) à frente da formulação da regulamentação da política nacional do setor, atualmente em curso. "Nós buscamos eficiência e aproximação com o irrigante de forma transparente para oferecer o melhor caminho a ele", disse.
Depois da abertura do evento, foram feitas as apresentações sobre irrigação por gotejamento subterrâneo e sobre eficiência energética voltada para a irrigação. Hoje (20), Costa ainda mediou a palestraAutomação em Irrigação. "Encontros como esse são uma forma de adquirirmos conhecimentos. Representam uma oportunidade de reciclagem da nossa equipe e troca de experiência com a academia e com os irrigantes", disse o secretário.
O evento segue até o dia 21 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo do encontro é discutir tecnologias inovadoras para a agricultura irrigada, como equipamentos, técnicas, projetos, fertirrigação e manejo de água, a fim de integrar comunidade acadêmica, institutos de pesquisa e extensão, empresas desenvolvedoras e produtores rurais. Em paralelo, o 4º Simpósio em Engenharia Agrícola abordará a atuação do engenheiro agrícola no mercado.