Notícias
Integração Nacional discute irrigação e infraestrutura hídrica no Equador
Quito, Equador - Compartilhar tecnologias, experiências e otimizar os grandes empreendimentos do setor hídrico e de irrigação. Foram estes os principais objetivos da delegação liderada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em viagem à Quito, no Equador, nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28.
"O Equador já tem algumas experiências positivas na integração de bacias e queremos saber o que foi feito", afirmouo ministro Fernando Bezerra Coelho, que também destacou o programa Agricultura Irrigada, gerido pela Secretaria Nacional de Irrigação. "O Brasil tem um audacioso programa de irrigação. Além do desafio das obras de engenharia, muito complexas e arrojadas, a grande missão é uma boa gestão desses projetos para o aproveitamento dessas águas e assim gerar emprego, renda e desenvolvimento para o país". O programa brasileiro vai aumentar, por meio de parceria público-privada, em 200 mil hectares de terras a agricultura no semiárido do país.
Acompanhada dos ministros da Coordenação de Setores Estratégicos, Jorge Glas, de Eletricidade e Energias Renováveis, Esteban Albornoz, e o secretário de Águas, Walter Solis, do governo equatoriano, a comitiva brasileira visitou diversos projetos em desenvolvimento no país. Entre eles, o sistema Carrizal-Chone, na Província de Manabí, que tem destaque na produção de flores tropicais, mamão e pimenta.
Outro foco da viagem foi conhecer o Projeto Dauvin, com 200 mil hectares, que capta água dos rios Daule e Vinces e inclui ainda ações de combate a enchentes. Quando concluído, o empreendimento beneficiará mais de 171 mil pessoas e vai fornecer água para uma área de quase 178 hectares de irrigação.
Os secretários do Ministério da Integração Nacional, de Irrigação, Ramon Rodrigues, e de Infraestrutura Hídrica, José Teixeira, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o gerente adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra também fizeram parte da delegação.