Notícias
Integração Nacional, ANA e parlamentares discutem gestão da água em evento na Coreia do Sul
Publicado em
22/04/2015 16h00
Atualizado em
03/11/2022 09h34
Em espaço destinado ao Brasil no 7º Fórum Mundial da Água, órgãos apresentam projetos e desafios sobre o tema em âmbito nacional
O pavilhão do Brasil no 7º Fórum Mundial da Água, em Daegu, na Coreia do Sul, foi palco de debate sobre o gerenciamento de recursos hídricos no país na última semana. Representantes do Ministério da Integração Nacional (MI), da Agência Nacional de Águas (ANA), de outros órgãos do governo federal e parlamentares apresentaram visões, projetos e desafios a respeito da gestão da água no Brasil. Autoridades internacionais acompanharam o evento.
Os secretários de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, e de Desenvolvimento Regional (SDR), Irani Ramos, representaram o MI no fórum. Ramos ressaltou a importância do intercâmbio de boas práticas entre os países presentes ao fórum e apresentou as novidades sobre viabilidade hídrica e gestão da seca no Brasil.
"Existe uma grande preocupação com a situação hídrica em todo o mundo, sobretudo pelas incertezas de aportes naturais vindos das chuvas. Para garantir um futuro hídrico sem crises, o governo federal está trabalhando em prol da construção de uma política direcionada ao gerenciamento proativo da seca, com avanços nos planos de contingência e preparação", explica o secretário.
Já Osvaldo Garcia explicou que as tecnologias aplicadas na gestão da seca e de acesso à água são complementares às obras estruturantes apoiadas pelo MI. "O grande destaque é o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que já está com quase 74% de execução física e atenderá mais de 12 milhões de brasileiros", afirma. Ele também citou o Cinturão das Águas (CE), Canal do Sertão (AL), Adutora do Agreste (PE) e o Canal das Vertentes Litorâneas (PB).
Garcia destacou ainda a entrega de mais de um milhão de cisternas e outras tecnologias de abastecimento rural em 17 estados, por meio do programa Água para Todos: quatro milhões de pessoas foram contempladas. Já a Operação Carro-Pipa Federal apoia 743 municípios com 6.501 carros e atende mais de três milhões de pessoas.
Sobre o Fórum
O 7º Fórum Mundial da Água terminou na sexta-feira (17/4). O evento é realizado nas cidades de Daegu e Gyeongju, na Coreia do Sul. Organizado pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião, o fórum ocorre a cada três anos, com o objetivo de ampliar o espaço de discussão em torno do tema "água" na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas.
A participação do Brasil no Fórum é liderada por um colegiado denominado Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, que reúne 22 membros efetivos e 20 instituições convidadas. O país é o quinto em termos de representação junto ao Conselho Mundial de Água (World Water Council) e possui histórico importante de participações no evento, em razão do intenso trabalho de gestão da água.