Notícias
Integração e governo de AL discutem cronograma de obras hídricas
Quarto trecho do Canal do Sertão Alagoano, principal empreendimento em construção, já se aproxima da fase de testes
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador de Alagoas, Renan Filho, trataram na tarde desta quarta-feira (18) da atualização do planejamento de obras hídricas em execução no estado - a principal delas o Canal do Sertão Alagoano, obra que terá, quando concluída, 250 quilômetros de extensão. O empreendimento levará água a cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios no estado, melhorando a qualidade de vida na região e desenvolvendo a economia local.
Hoje, o Canal do Sertão tem três trechos concluídos e inaugurados e o quarto já se aproxima do início da fase de testes. Com a inauguração do terceiro trecho, em novembro do ano passado, 93 km de canais foram entregues, disponibilizando água para os municípios de Água Branca, Olho D'Água do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira. Aproximadamente 60 mil pessoas já estão sendo beneficiadas.
"O Ministério da Integração Nacional é de grande importância para o Estado de Alagoas. No ano passado, dos R$ 440 milhões investidos pelo governo estadual, mais de R$ 300 milhões foram oriundos deste Ministério", ressaltou Renan Filho. Além dos investimentos no Canal do Sertão, a parceria do Estado com o Ministério da Integração responde pela construção de outras importantes obras hídricas, entre elas as adutoras do Alto Sertão e da Bacia Leiteira.
O caminho das águas segue do São Francisco para o Canal do Sertão e deste, pelas adutoras, vai chegar até produtores e famílias no interior. A Adutora da Bacia Leiteira vai levar água a 19 municípios e beneficiar quase 500 mil pessoas. A Bacia Leiteira é uma zona de abastecimento formada por várias fazendas ou propriedades agrícolas que se dedicam à atividade de produção de leite. A Adutora do Alto Sertão responderá pelo abastecimento de 180 mil pessoas em oito municípios.
Helder Barbalho orientou as equipes técnicas do Ministério a atualizarem as informações de todas as obras hídricas em Alagoas. Para o ministro, o contato direto e constante das equipes do Estado e da Integração abrirá caminho para a conclusão das obras prioritárias, significando não somente água para o plantio, mas também dignidade para a população alagoana.