Notícias
Inaugurado o primeiro centro tecnológico de triagem para estudo dos animais silvestres no semiárido
O Ministério da Integração Nacional inaugurou nesta sexta-feira (01/04), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). O objetivo do centro é promover o monitoramento da fauna nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, esta ação mostra um outro lado do Projeto São Francisco. "Quando se fala em Projeto São Francisco, as pessoas pensam somente em obras de concreto e canais. Aqui, a gente vê a outra face: a preocupação do projeto com o meio ambiente", ressaltou o ministro, durante a inauguração.
As atividades do Cemafauna estão contempladas no Programa Ambiental de Conservação da Fauna e Flora do Projeto São Francisco. Em pouco mais de dois anos de execução, conseguiu resgatar mais de 10 mil animais entre macacos-prego, seriemas, gatos do mato, cangambá, dentre outros. Após realização de estudos e reabilitação, estes são reconduzidos ao seu habitat natural.
"O grande objetivo do programa é gerar conhecimento sobre o bioma da caatinga. Nós estamos falando de uma obra cujos programas são desenhados para mitigar os impactos sociais e ambientais. Além disso, está deixando para todo sertão do São Francisco e semiárido brasileiro esta gama de conhecimento relacionada à fauna e à flora da região", disse o professor Luiz Cezar Machado Pereira, pesquisador da Univasf e responsável pelas ações do programa.
Estrutura - O Cemafauna pode ser considerado o centro de triagem mais avançado em tecnologia e infraestrutura do Brasil, com um Núcleo de Ecologia Molecular voltado para o estudo da genética dos animais, sendo capaz de desenvolver análises de DNA das populações monitoradas. Possui também Centros de Triagens Móveis, equipados para acompanhamento diário da obra.
O Ministério da Integração Nacional investiu cerca de 2,8 milhões de reais para a construção deste Centro, que representa um espaço de utilidade pública, legalmente reconhecida pelo Ibama. "A escolha da Univasf como instituição responsável pela execução do programa se dá por sua abrangência na região do Vale do São Francisco, além do fato de sua comunidade acadêmica deter grandes conhecimentos sobre a caatinga, desenvolvendo trabalhos específicos deste bioma", disse a coordenadora Geral de Programas Ambientais, Elianeiva Odísio.
O ministro Fernando Bezerra Coelho ressaltou que a instituição está buscando parcerias com as universidades do Brasil. "Estamos nos aproximando da vida acadêmica para fazer um trabalho ainda melhor".
O Cemafauna possui tecnologia de atuação de um raio de 500 quilômetros a partir de Petrolina e Salgueiro, e está equipado para atender demandas de Desenvolvimento Regional, compatibilizando com a conservação da natureza no sertão do rio São Francisco.