Notícias
Hortifruticultura ganha reforço no Pará
Integração Nacional estimula produção na região do Tapajós
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugurou em Santarém (PA) o Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura Tropical. O objetivo é atender pequenos produtores rurais e fortalecer a cadeia produtiva na região do Tapajós. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Com unidades de produção e beneficiamento, o núcleo será responsável pela implementação de novas técnicas produtivas na região e pela produção de alimentos com potencial de exportação. "Os avanços tecnológicos e investimentos em infraestrutura ampliarão a atuação destes produtores no mercado nacional", afirma o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, Joaquim Carneiro.
Cerca de 400 famílias de agricultores familiares de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos serão beneficiadas com a implantação de estufas. Esta é a primeira etapa do projeto. O próximo passo será definir as culturas que serão trabalhadas.
Foto: Eder Capobianco