Notícias
Histórico de desastres naturais no país é tema de palestra em seminário
Compartilhar experiências e fortalecer a atuação do governo federal diante de desastres naturais foi o objetivo do 4º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres, promovido pelo Ministério da Saúde entre os dias 9 e 11 de outubro, em Brasília.
O Ministério da Integração Nacional, representado pelo coordenador-Geral de Prevenção e Preparação, Wandemberg Venceslau, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, abordou o Panorama dos Desastres de Origem Natural no Brasil nos últimos 20 anos.
"Até 2010, não tínhamos histórico detalhado da ocorrência de desastres no país. Os dados produzidos pelos municípios ajudaram na elaboração do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais", explicou Wandemberg durante sua apresentação na manhã desta quinta-feira (11/10).
Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, a Integração Nacional elaborou publicação com o histórico de desastres naturais do país no período de 1991 a 2010. Entre outubro de 2010 e maio de 2011, 30 pesquisadores estudaram, nos governos estaduais e municipais, formulários de avaliação de riscos, dentre outros documentos, para levantar informações sobre desastres naturais locais. Foram analisados mais de 60 mil formulários e cerca 1500 jornais.
Segundo dados da defesa civil nacional, o crescimento populacional aliado ao movimento de massas, eventos erosivos significativos que podem levar a deslizamentos de terra, colaboraram para o aumento da ocorrência de desastres naturais no Brasil. Para se ter uma ideia, as inundações causaram um aumento de mais de 1.500 óbitos no país desde 1975.
Seminário - O 4º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres ocorre simultaneamente às comemorações do "Dia Internacional para a Redução dos Desastres de Origem Natural" e à Semana Nacional de Redução de Desastre. Ele se integra a um conjunto de ações governamentais destinadas a reduzir o impacto de acidentes naturais no Brasil.
Em agosto deste ano, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais para dar respostas rápidas às situações provocadas por enchentes, deslizamentos e estiagens.
Acesse aqui o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais.