Notícias
Helder Barbalho é homenageado com Ordem do Mérito da Defesa
Gestor foi o único ministro a receber a condecoração este ano. Medalha é a mais importante concedida pela Defesa
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, foi condecorado nesta terça-feira (7) com a Ordem do Mérito da Defesa, por prestar relevantes serviços no exercício da sua profissão. O gestor comandou o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Secretaria de Portos do governo federal, entre dezembro de 2014 e abril de 2016. A medalha é a mais importante concedida pelo Ministério da Defesa, desde 2002.
"É uma grande satisfação, dentre tantos serviços prestados ao Brasil. Tenho certeza que vamos continuar trabalhando em conjunto para fortalecer a nação e fazer com que o nosso país seja, cada vez mais, uma pátria movida pelo respeito às instituições e à população", disse Helder Barbalho, único ministro premiado na solenidade deste ano.
A cerimônia também comemorou os 17 anos de criação do Ministério da Defesa. O ministro Raul Jungmann destacou que as ações da Pasta devem ser pensadas em conjunto com ampla participação e transparência. Por isso, a importância de homenagear civis, militares, organizações e autoridades que colaboram para a proteção do país. "São profissionais que contribuem para a soberania e o desenvolvimento do Brasil com seu trabalho diário", disse.
A Ordem do Mérito tem o objetivo de premiar personalidades civis e militares que contribuíram com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas. A medalha foi entregue aos militares que se destacaram no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes.